Câncer na próstata, quando consultar o médico?

O câncer de próstata é o segundo câncer mais comum nos homens, depois do câncer de pele. Conforme a Associação Americana do Câncer, deve fazer parte do check-up físico anual recomendado para os homens, a partir dos 40 anos.

Ainda não compreendemos totalmente as causas do câncer de próstata, mas os pesquisadores encontraram vários fatores que podem mudar o risco de padecer esta doença. Aqui vamos conhecer alguns deles

Idade

O câncer de próstata acontece em escassas ocasiões em homens com menos de 40 anos, mas a probabilidade de ter esta doença aumenta rapidamente depois dos 50 anos.

Antecedentes familiares

Parece que o câncer de próstata afeta mais algumas famílias do que outras, o qual sugere que em alguns casos pode ter um fator hereditário ou genético.

Se o pai ou o irmão de um homem padece de câncer de próstata, o risco de você padecer da doença dobra. Também, o risco é bem maior no caso dos homens que têm vários familiares afetados, sobretudo, se esses parentes eram jovens no momento em que o câncer foi detectado.

Genes

Os cientistas descobriram várias mudanças genéticas herdadas que parecem aumentar o risco de câncer de próstata, mas provavelmente são só responsáveis por um pequeno número de casos em geral. Ainda não estão disponíveis os testes genéticos para a maioria destas mudanças genéticas.

Algumas mudanças genéticas herdadas aumentam o risco de mais de um tipo de câncer. Por exemplo, as mutações herdadas dos genes BRCA1 ou BRCA2 são o motivo pelo qual o câncer de seios e o câncer de ovário são bem mais comuns em algumas famílias.

Sintomas

Os sintomas da doença podem demorar muito tempo, inclusive anos, em aparecer. Em geral, estes sintomas se manifestam através de alterações na função de urinar (incapacidade para fazê-lo, urinar de forma muito frequente, sentir dor ou padecer de incontinência). Junto com estes sintomas, o paciente pode padecer de uma dor frequente na parte baixa das costas e inclusive expulsar sangue na urina.

Porém, é importante levar em conta que os fatores de risco não proporcionam toda a informação. Muitas pessoas com um ou mais fatores de risco podem nunca padecer de câncer, enquanto outras que padecem da doença podem ter tido poucos fatores de riscos conhecidos ou nenhum deles.

Por isso que é importante consultar um especialista se você tiver algum fator de risco de câncer de próstata, como fumar ou se tiver antecedentes familiares e tiver uma idade avançada.

E a prevenção é fazer avaliações médicas de forma frequente.

Conteúdo desenvolvido por Facemama